As mulheres sempre querem ressaltar seus pontos fortes e até investem em cirurgias plásticas para afinar o nariz, aumentar os olhos ou deixar os lábios em evidência. Antes de correr para o bisturi, vale a pena experimentar o efeito dos corretivos usados pelos profissionais da maquiagem.
E para quem duvida de que eles promovem uma mudança radical, vale lembrar o tamanho do nariz de Gisele Bünchen, os lábios finos de Maitê Proença ou as famosas sardas de Deborah Blooch, que passam quase despercebidos.
Um dos erros mais comuns em relação à maquiagem é usar aquele corretivo mais claro que o tom da base na tentativa de disfarçar olheiras. Toda a vez que a mão "pesa", a maquiagem coloca em destaque as manchas brancas sob os olhos e o rosto fica com um aspecto "fantasmagórico".
Para evitar erros comuns como este e ficar sempre satisfeita com a própria aparência, a dica é explorar o universo dos produtos de maquiagem e contar com a experiência de quem entende do assunto, os experts.
Existem corretivos de diferentes cores e tons, especialmente criados para esconder aquela manchinha de sol ou a espinha inesperada que aparece bem no dia da festa. O ideal é saber tirar o máximo proveito deles e conquistar, inclusive, um rosto mais feminino.
Na maquiagem do dia a dia o uso dos corretivos ficou mais urgente com o surgimento do "nude", a
tendência que destaca a naturalidade por meio de um cuidadoso processo de texturização e iluminação da pele. Para ficar por dentro da moda, os maquiadores utilizam os efeitos de luz e sombra com a dupla base + corretivo.
"Todo o rosto deve chegar o mais próximo do oval e a maquiagem é uma alidada, uma arte como a pintura", ensina a maquiadora e instrutora do Senac, Nilza do Carmo Lopes. "A pele deve estar preparada porque o nude enfatiza a naturalidade para destacar os pontos fortes ou suavizar traços muito marcantes, são utilizados os corretivos, bases ou pós escuros para afinar/ reduzir e claro para alongar/iluminar", conclui.
Consultoria
Segundo Nilza, a maior dificuldade das mulheres na hora de montar uma frasqueira ideal com os corretivos certos está na falta de informação das clientes e, até, das próprias vendedoras que conhecem pouco os recursos do corretivo, por exemplo.
No caso das alunas do curso de auto maquiagem, a avaliação é individual e a instrutora faz a lista do que cada uma precisa. "Todas as mulheres podem aprender, você vai testando e descobre o que te valoriza, mas para ganhar tempo, bastam algumas aulas, depois é a prática de cada uma", acrescenta.
Outra dica da maquiadora é considerar o tipo de pele antes de comprar os produtos, as opções são muitas e o ideal é que o rosto fique bonito e com uma maquiagem de longa duração. A partir da orientação do dermatologista ou de um maquiador profissional cada uma vai poder se produzir sem medo de aumentar a oleosidade ou ressecar a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!